O USO DO STOPMOTION COMO FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE HISTÓRIA

Autores

  • Walfreds Chaves da Costa SEDUC/MT

Palavras-chave:

Ensino, História, Stopmotion

Resumo

O presente resumo apresenta uma experiência satisfatória realizada com estudantes do ensino médio, utilizando o stopmotion como ferramenta de aprendizagem. Uma das maneiras de buscar o entendimento de um objetivo de aprendizagem (conteúdo), é propor estratégias e metodologias afim de que os estudantes consigam entender a disciplina de História. O uso do stopmotion, a partir das metodologias ativas, em que o estudante se torna protagonista do seu aprendizado, usando um recurso que é bem familiar como o celular pedagogicamente. Utilizar recursos tecnológicos para aprender o conteúdo de História e produzir conhecimentos, foi o grande objetivo dessa experiência. A metodologia consistiu em produzir um vídeo pelo tempo mínimo de 2 minutos, a partir de um determinado assunto da disciplina, através do aplicativo stopmotion. Essa atividade foi feita com estudantes da 2ª série do Ensino Médio da Escola Militar Tiradentes de Rondonópolis/MT. A análise dos resultados foi feita com base no vídeo produzido e a sua qualidade, determinando uma nota para o trabalho pronto. Todos os estudantes participaram exitosamente, apresentando o seu vídeo. E mesmo que o tempo estipulado fosse de 2 minutos no mínimo, dos 20 grupos que apresentaram, 14 ultrapassaram os 4 minutos, tamanha era a empolgação em explicar através do vídeo.

Downloads

Publicado

30.07.2023