EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA: UMA REVISÃO NARRATIVA DA RELAÇÃO ESCOLA E TECNOLOGIA NO BRASIL
Palavras-chave:
Educação, Tecnologia, InovaçãoResumo
Os impactos das tecnologias digitais vêm sendo observados desde a época anterior à difusão da internet, mais precisamente na década de 1980 quando foram instaurados programas e políticas para a informatização da sociedade brasileira. Em pouco mais de 40 anos, já estamos falando de diversos campos de estudo na área de Inteligência Artificial que estão em constante avanço em suas aplicações e cada vez mais presentes em nosso cotidiano. Ao mesmo passo que a tecnologia evolui e se torna cada vez mais difundida na sociedade, no âmbito da educação nota-se que a discussão vai além da implementação da tecnologia nas escolas atingindo todas as preocupações pedagógicas e epistemológicas advindas de um ensino no qual as aulas permanecem as mesmas. Dito isso, este trabalho apresenta uma revisão narrativa sobre a relação entre tecnologia e educação no Brasil com objetivo de mapear as tendências, perspectivas e desafios do uso das tecnologias na educação ao longo do tempo. A metodologia de busca se deu de forma ativa por artigos em plataformas de banco de dados acadêmicos publicados entre 1998 e 2023. A análise dos artigos selecionados permitiu pontuar impactos e desafios enfrentados, assim como as discussões e expectativas relacionadas ao tema. Esta revisão contribui para a compreensão do panorama atual da educação e tecnologia no Brasil, sem deixar de lado reflexões que permeiam esse tema desde sua introdução ao país.