GESTÃO DO CONHECIMENTO: INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE NAS ORGANIZAÇÕES
Palavras-chave:
Conhecimento, Organização, EficáciaResumo
A gestão do conhecimento é composta por boas práticas e processos que propõem-se organizar, armazenar, compartilhar e aplicar conhecimento presente em uma organização. Visando alcançar, desenvolver e colocar em prática esse conhecimento de forma estratégica, trazendo eficácia e melhoria de desempenho na organização. A aplicação da gestão do conhecimento nas organizações é vista de forma ampla e pode compreender em diversos benefícios. Ao aplicar essa abordagem, as organizações podem usufruir do conhecimento coletivo de toda a sua equipe, tornando esse conhecimento acessível e agregando valor. A gestão do conhecimento permite que a organização como um todo, obtenha um conhecimento tanto implícito, como explícito, que são aqueles adquiridos pela experiência e que podem ser documentados e armazenados para utilização futura. Esses conhecimentos podem ser armazenados em base de dados, sistemas de gerenciamento de documentos entre outras ferramentas de apoio que possibilitam o acesso e a disseminação desses documentos nas organizações. Ao utilizar essa gama de informação coletada e armazenada, a organização pode evitar que esse conhecimento se perca com o tempo, com a rotatividade de pessoas, com as trocas de funções nas organizações, tornando todo esse conhecimento de fácil acesso e não apenas na cabeça de um colaborar específico. Além de promover a inovação no aprendizado organizacional e compartilhar o conhecimento existente, a gestão do conhecimento visa incentivar e gerar novos conhecimentos, tornando essa dinâmica facilmente adaptável a mudanças de ambiente, antecipação de novas tendências, sugestões de melhorias tanto para serviços ou processos. Uma abordagem estratégica e que permite que a organização tenha de forma vantajosa o conhecimento coletivo de seus colaboradores, promovendo colaboração e eficiência.