INTEGRAÇÃO ENERGIA-EDUCAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL: METODOLOGIAS ATIVAS E COOPERAÇÃO SETORIAL

Autores

  • Luís Roberto Borba UTFPR
  • Paulo Sergio de Camargo Filho UTFPR

Palavras-chave:

Energia Elétrica, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Educação STEM

Resumo

Este estudo aborda a crucial interseção entre o desenvolvimento tecnológico no setor energético e a educação, visando promover a sustentabilidade em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030. Reconhecendo-se o consumo energético como um indicador de crescimento econômico e potencial barreira à sustentabilidade, propõe-se uma cooperação entre o setor energético e o sistema educacional para fomentar um pensamento crítico sobre a gestão energética. O estudo foca na implementação de metodologias ativas de ensino, integrando-as aos programas de conscientização energética existentes. Por meio da análise de um caso prático com a concessionária de energia elétrica do Paraná, Copel, destaca-se como ações educacionais baseadas em STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática) podem incentivar a comunidade escolar a engajar-se ativamente na busca por soluções sustentáveis. O estudo revela caminhos para a efetivação de programas educacionais que alinham o desenvolvimento tecnológico às metas de sustentabilidade, sugerindo que a educação desempenha um papel fundamental na harmonização entre crescimento econômico e sustentabilidade ambiental. 

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Publicado

11.06.2024