PAPERT LAB: 4 SOLUÇÕES PARA AUXILIAR PROFESSORES EM PRÁTICAS LABORATORIAIS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS
Palavras-chave:
Práticas Laboratoriais, Construcionismo, Letramento DigitalResumo
Esta pesquisa investigou possíveis soluções para os seguintes desafios encontrados nas práticas laboratoriais dentro do Ensino de Ciências: Falta de recursos e infraestrutura adequada; Formação inadequada de professores; Desvinculação entre teoria e prática; e Limitações de tempo para planejamento. Para enfrentar esses desafios, realizou-se uma análise da literatura sobre práticas experimentais em laboratórios didáticos, explorando a teoria Construcionista de Seymour Papert (1991), que oferece abordagens teóricas-metodológicas para integrar o mobile learning e o letramento digital, vislumbrando novas possibilidades de atividades práticas para escola básica. Além disso, identificou-se as necessidades de 5 professoras em relação ao uso do laboratório de ciências por meio de um questionário online. Cada professora já atuou em diferentes contextos escolares, tanto em escolas públicas quanto em privadas na cidade de São Paulo e possuem vasta experiência em laboratórios didáticos. As respostas delas proporcionam insights importantes para transformar práticas laboratoriais tradicionais em vivências de investigação ativa e criativa. Com base nesses dados, foi desenvolvido quatro funcionalidades em um aplicativo projetado para apoiar o planejamento, a implementação e a avaliação de práticas laboratoriais em ciências: 1) feedback instantâneo; 2) Biblioteca de Inspirações; 3) Status da atividade e 4) Estratégias para organização de Grupos. Tais ideias visam promover a inovação no ensino de ciências, incentivando uma abordagem mais dinâmica e tecnologicamente integrada. Ressalta-se a importância da validação e adaptação dessas quatro funcionalidades em diferentes contextos escolares em futuras pesquisas na área das Tecnologias da Educação.